O marketing de influência, que se baseia em uma parceria entre as marcas e os influenciadores digitais, já é uma das principais estratégias de comunicação para conquistar e fidelizar clientes. Mas como saber se o projeto atingiu os resultados? A resposta está nas métricas para cada ação desenvolvida na campanha.
Para as campanhas que buscam atingir maior número de pessoas, são importantes os indicadores de alcance: novos visitantes e pageviews do site, visualizações de vídeos, cliques em link e links de referência para a página da empresa. Ao analisar o engajamento do público com os conteúdos publicados pelo influenciador, métricas como número de interações (comentários, shares, likes, etc…) e menções à marca nas redes sociais precisam ser contabilizados.
Em uma campanha na qual os influenciadores direcionam o público para a compra de produtos e serviço, os números a serem monitorados também envolvem a quantidade de vendas no período (tanto no e-commerce quanto na loja física), o ticket médio e o cálculo do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), além de índices sobre retenção de clientes atuais, como taxa de recompra e renovação de assinatura, e receita de upsell e cross-sell.
As métricas do marketing de influência, portanto, devem ser definidas no início do projeto, ao se traçar os objetivos e o tipo de campanha. Com esses números em mãos, a análise será mais completa e objetiva, ajudando a rever estratégias, projetar novas campanhas, reforçar ações positivas e potencializar resultados para sua marca.