Momentos de incerteza geram desconforto sem dúvida! De um lado alguém com mil problemas para resolver e talvez você seja mais um desses assuntos a serem resolvidos. Quando chega sua vez, talvez a pessoa já esteja desgastada e basta algumas palavras para um assunto rápido e simples se tornar uma discussão. Por isso hoje, vamos falar de comunicação empática!
Mas afinal, você sabe o que é empatia? Muito além de ser simpático e acabar soando incompreensível, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de ouvir com atenção, de sentir, de deixar os conselhos de lado. É entender que cada experiência é única e que respeitar a dor do outro é essencial para bons relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Por isso, quando alguma liderança, colega, cliente, amigo ou familiar, está estressado e acaba respingando em você, compreenda que muitas vezes não tem necessariamente a ver com você e sim com o acúmulo de situações. Então, antes de dar uma resposta “à altura”, respire, perceba que existe outro ser humano na sua frente, com as mesmas fraquezas que qualquer outro, e tente ouvir com calma e evitar respostas no mesmo tom.
Além de evitar muitos conflitos desnecessários, aos poucos você vai conhecendo a si mesmo, seus limites, suas próprias dores, para então poder lidar com diversas situações ao longo do seu dia, de forma mais tranquila. Se surgir a oportunidade, pergunte a pessoa se algo ocorreu, se você fez algo que foi mal interpretado. Isso não significa que você obterá as respostas que procura, mas mostra que você se importa em resolver o ocorrido.
A empatia se trata de pessoas e sentimentos, e talvez algo que não te atingiu pode afetar o outro. Então, sendo uma pessoa, empresa ou marca, mostre que você se importa. Esteja presente e disposto a ajudar, dessa forma você cria conexão e uma relação de confiança com o outro!
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